Índice:
ToggleCOMO PLANTAR COUVE FLOR
Nesse artigo eu vou compartilhar com você “A Dica” em Como Plantar Couve Flor.
DICA 01: Pense no Clima da sua Região
Um dos grandes erros incial que vejo em Como Plantar Couve Flor, é que as pessoas compram mudas ou sementes sem antes pensar no clima.
Esse é um ponto chave para a cultura da couve flor, uma vez que por ser originária de regiões frias, elas tem dificuldade em se adaptar em clima tropical.
Isso se deve porque a couve flor busca no clima adequado a formação de sua qualidade e inflorescência, que é o que mais nos importa, “A Cabeça” da couve flor.
Então busque no mercado cultivares que podem ser plantadas no verão ou meia-estação, ou no inverno, dependendo de onde você mora.
Caso queira uma ajuda na indicação destas cultivares ou híbridos, mande uma mensagem para mim dizendo sua região, época que pretende plantar a couve flor que respondo rapidinho.
A Temperatura
Influencia diretamente na produtividade da couve flor.
Saiba que em regiões de clima mais frio o sucesso em Como Plantar Couve Flor é maior.
Para lhe ajudar mais vamos aqui dividir a temperatura em 03 partes, conforme a melhor fase da cultura:
Temperatura moderada (18 °C a 22 °C) – recomendado como ótimo para fase inicial (fase juvenil – Vegetativa);
Temperatura baixa (10°C a 18°C) – recomendado para fase de indução do florescimento (formação da “cabeça”);
Temperatura elevada (22 °C a 30°C) – não recomendado, porém para fase de desenvolvimento da inflorescência pode ser interessante, acompanhando até o final de ciclo.
Como você percebeu acima, o clima influencia muito e a boa notícia é que existe no mercado hoje em dia melhoramento que faz com que a couve flor possa ser plantada durante todo o ano.
DICA 02: Arquitetura da Planta
Nesse quesito eu quero falar sobre o formato da planta, das folhas, da “cabeça da couve flor”.
O poderoso Sol pode queimar a “cabeça”, por isso busque cultivares com folhas erguidas sobre a inflorescência (cabeça). Dessa forma ela se protege sem necessidade de você ter a mão de obra de amarração destas folhas sobre a cabeça.
DICA 03: Preparo do Solo em Como Plantar Couve Flor
A couve flor prefere solos de textura média para argilosa. Por isso, pense bem no seu preparo, proporcionando uma boa drenagem da água.
Sabe-se que solos argilosos retém mais água, logo o preparo de solo deve proporcionar maior porosidade para que a água não fique acumulada no perfil do solo.
Em canteiros ou vasos o solo deve estar bem solto, sem nenhuma compactação. O plantio sobre restos de palhada também é bastante indicado, tendendo aí a um plantio direto.
Deve-se dar preferência na escolha do terreno, para áreas que não tenham sido cultivadas anteriormente com outras espécies da família Brassicaceae, assim você evita muitas doenças e pragas.
DICA 04: Adubação da Couve Flor
Em relação ao pH do solo, responsável pela acidez ou não, o ideal é na faixa de 6 a 7. Isso quer dizer que, considerando nossos solos ácidos, você deverá fazer a calagem, uso do calcário para reduzir esta acidez.
Nesse caso uma amostragem de solo vai indicar os níveis da acidez e nutricional para que você não erre na aplicação de fertilizantes e calcário.
Calcário:
Em canteiros sugiro 200 gramas/ m², lembrando que ele demora no mínimo 40 dias para começar a reagir no solo.
Adubação no plantio:
Esterco curtido (bovino, equino, caprino) – 5 kg m², para esterco de aves utilize a metade desta dosagem.
Trará ótimos resultados para sua área, além de incremento de matéria orgânica no seu solo.
Adubação de cobertura:
Após duas semanas do plantio, pulverize fertilizante líquido sobre as plantas e repita em intervalos de 15 dias.
Esse fertilizante pode ser feito com a mistura de 40% de esterco em 60% de água, deixe reservado por 1 semana, coe e aplique sobre as folhas.
Se preferir praticidade e caso não trabalhe com horta certificada organicamente, pode comprar em lojas agropecuárias micronutrientes como Boro (B) e Molibidênio (Mo), são importantíssimos para não errar em Como Plantar Couve Flor.
OBS: cuidado para não exagerar na quantidade de esterco, esse por ser rico em nitrogênio (N), quando você excede a aplicação pode afetar a “cabeça da couve flor” tornando-a achatada.
DICA 05: O Plantio da Couve Flor
Pode ser feito por meio da compra de mudas já prontas (é uma preferência atual) ou por sementes.
Da semente ao plantio: 35 dias em média (13 a 15 cm de altura com 4 a 6 folhas).
Espaçamento: 50 cm entre plantas e 80 cm entre linhas, o que gera uma população de 25.000 plantas/hectare.
Nesse quesito espaçamento saiba que influencia totalmente no tamanho da “cabeça da couve flor”.
Quanto mais adensado o plantio, menor a inflorescência (cabeça).
Portanto, vai do seu gosto e dos seus clientes. Há uma tendência das pessoas adquirirem “cabeças” menores.
Há no mercado cultivares com a arquitetura da planta com folhas mais eretas, facilitando assim o adensamento das plantas.
Para cultivares ou híbrido precoce, esse plantio bem adensado pode ser uma boa opção.
Lembrando que quanto mais adensado o plantio, mais exigente fica em adubação, uma vez que a concorrência entre as plantas aumentam.
DICA 06: A Irrigação
Em Como Plantar Couve Flor saber sobre a necessidade de água é fundamental, pois esta cultura é bastante exigente.
Isso se deve pela necessidade de suas grandes folhas, seu ciclo curto e suas raízes superficiais.
Você pode usar o sistema de aspersão, micro-aspersão ou gotejamento. Há experimentos que mostram uma boa vantagem do gotejamento sobre os outros sistemas.
O sistema localizado de irrigação (gotejamento) confere um maior aproveitamento da água, diminuindo assim a frequência de irrigação.
Para regiões não muito quentes, a irrigação pode acontecer a cada dois dias. É claro que o ideal é buscar um profissional para calcular esse período de irrigação.
Mas dentro desta dica aqui, recomendo o artigo Como Nunca Errar na Irrigação que falo bastante sobre irrigação e como fazer um tensiômetro barato e super útil para medir quantidade de água no solo e saber a hora de irrigar.
Essa necessidade de irrigação muda conforme a fase da cultura.
Fase 01 (0 a 30 dias): juvenil (menor necessidade de água);
Fase 02 (30 a 60 dias): fase de vegetação das folhas externas, nesta fase deve haver um pequeno incremento na quantidade de água;
Fase 03 (60 a 90 dias): fase de produção, onde as folhas estão crescendo bastante e inicia a formação da “cabeça” (maior necessidade de água);
Fase 04 (90 a 120 dias): fase final, onde vai finalizando a formação da cabeça e, nessa fase, você pode reduzir mais um pouco a irrigação. Em caso de irrigação por aspersão, a redução deve ser maior ainda para evitar o molhamento constante da “cabeça” e perda na qualidade e pós-colheita.
DICA 07: Controlar Plantas Daninhas
Atentar à época mais perigosa das plantas daninhas para a couve flor.
As duas primeiras semanas pós o plantio é a mais perigosa. Nessa fase retire todas as plantas daninhas do canteiro, evitando a competição por água, luz, espaço, nutrientes, etc.
O uso de palhada sobre o solo é uma boa opção para evitar com que você fique “brigando” com essas plantas daninhas.
DICA 08: Cuidado com as Doenças
Não sei Como Plantar Couve Flor sem antes, pelo menos, conhecer as principais doenças que acometem esta cultura.
Doença 01: Podridão Negra (Xanthomonas campestris pv. campestris) – uma forma fácil de identificar esta doença é atentar para uma lesão em forma de “V” que se dá nas bordas das folhas (veja foto mais abaixo), com o vértice apontado para dentro da folha.
Condição de Alta Umidade e Calor favorece a bactéria.
Controle: fazer Rotação de Cultura; cuidado em adquirir mudas já contaminadas e ainda (adquirir variedades resistentes a esta doença);
######
Doença 02: Mancha de Alternaria (Alternaria brassicae) – uma doença fúngica, também desenvolve em temperaturas mais quentes e altas umidades.
Seus sintomas são lesões pequenas, redondas nas folhas, podendo ocasionar na “cabeça da couve flor”.
Controle: mudas sadias, rotação de cultura, eliminar restos de cultura e uso de Calda Bordalesa de forma preventiva são boas opções de controle.
Outras Doenças como: Hernia das Crucíferas, Oídio e Míldio também podem afetar esta cultura.
DICA 09: Cuidado com as Pragas
As pragas podem prejudicar muito e interferir Como Plantar Couve Flor, logo segue aqui as principais:
Lagartas: sem dúvida são as piores, porém tenho um ótimo resultado com o consórcio com o Coentro, que exala um látex que repele as mariposas que dão origem às lagartas.
Tenho muitas outras dicas que deixo aqui neste artigo…Como Acabar com a Lagarta das Crucíferas.
Pulgão: essa praga você deve estar atenta já nos primeiros aparecimentos e o controle faço com tranquilidade com o uso da Calda do Sabão ou Detergente, Veja Aqui.
Nesse outro artigo 12 Métodos Essenciais para Controlar Pulgão falo muito mais sobre o assunto.
Formigas cortadeiras: essas são um terror. Tenho um artigo que falo sobre o controle delas com todo profissionalismo que o assunto merece….Veja Aqui.
Agora, minha sugestão para você...
Recomendo muito o curso que elaborei que falo muito sobre tudo relacionado à Horta Orgânica.
Além disso, você adquirindo em super curso, você estará colaborando com o Programa Sonho de Horta no Asilo, que ajuda famílias carentes e os idosos residentes no asilo.
Conheça o programa Clicando Aqui.
Mais um artigo escrito aqui com todo carinho para você ser o horticultor mais bem informado da internet.
Um Sonho de Horta para você….fique com Deus!
Sobre César Bulhões
Sou eng. agrônomo, com experiência na área de hortaliças há 23 anos e minha Missão é Conectar a Família em torno de uma Horta Orgânica Caseira, proporcionando uma convivência familiar existencial, com menos Tela, mais diálogo e, claro, produção do seu próprio alimento orgânico e saudável.